Seu produto empacou em Curitiba? Entenda porque muitos produtos acabam parados lá


Você já comprou produtos de fora do país, rastreou o transporte e viu que eles ficaram parados em Curitiba? Essa queixa é frequente e muitos pedidos ficam na capital paranaense. Há quem relate que tenha esperado quase três meses para ver o produto ter um destino.

Mas por que isso acontece? A ideia é tentar impedir que objetos ilegais entrem no Brasil. Além disso, quando o valor do produto importado é alto, é preciso pagar imposto. Boa parte dessa vistoria é feita em Curitiba.

Por isso, quando o volume de encomendas é muito grande, por exemplo, perto do Natal, é comum que os pedidos demorem mais para serem entregues.

Entenda o que acontece com os produtos em Curitiba

A primeira vistoria é feita pelos Correios, para que a empresa tenha a certeza de que não fará a entrega de nada que seja ilegal. Assim, os pacotes passam por um tipo de Raio X, que busca por armas, drogas, entre outros.

Caso a sua encomenda seja aprovada nesta etapa, ou seja, se eles notarem que não há nada irregular, ela é encaminhada para o CTCI (Centro de Tratamento do Correio Internacional). Neste local, será avaliada a necessidade ou não de tributação do produto importado.

Para saber se o seu produto foi ou não taxado, basta rastrear. Quando aparece a mensagem “Em trânsito para RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTAÇÃO BR”, é porque você vai ter que pagar imposto para pegar a sua encomenda.

Mas afinal, por que demora?

O único motivo da demora é que é a demanda é grande e o número de funcionários para agilizar o processo é muito pequeno. Os Correios estão com poucos funcionários há anos e não há previsão de o Governo Federal lançar um novo edital de concurso público.

Com isso, as chances da demora continuar são grandes. Além disso, vale ressaltar que quando o dólar cai, a tendência é que o volume de compras do exterior aumente. Assim, o número de pedidos que chegam à Curitiba é grande, deixando o processo ainda mais lento.

Contudo, com o dólar chegando a R$ 4, as compras do exterior passam a não ser tão interessantes aos brasileiros. Assim, há a diminuição da importação, o que pode agilizar o trabalho em Curitiba.

Há algo que possa ser feito em casos assim?

Como a situação envolve a contratação de colaboradores, é difícil conseguir agilizar esse processo. Contudo, o cliente dos Correios tem a opção de abrir um Pedido de Informação (PI) para saber o que está acontecendo.

Para isso, é preciso ter em mãos o código de rastreamento. Se preferir, você pode ligar para o atendimento dos Correios pelos telefones:

  • 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas)
  • 0800 725 7282 (Demais localidades)
  • 0800 725 0100 (Sugestões ou reclamações)
  • 0800 725 0898 (exclusivo para portadores
    de deficiência auditiva)

Você está com problema na entrega de um produto do exterior? Conte pra gente nos comentários!

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