Descubra os tipos de embalagens na logística e suas características


Seja em um comércio eletrônico ou em uma distribuidora de produtos, é preciso estar sempre preocupado com a embalagem. Afinal, é ela que garante que o pedido chegue em perfeitas condições às mãos do consumidor.

Porém, cada tipo de produto tem uma necessidade específica e é por isso que há vários tipos de embalagens existentes. Elas permitem:

  • proteger os produtos;
  • acomodar o item de maneira adequada;
  • oferecer informações sobre o  que está sendo vendido;
  • atrair o consumidor para a compra.

Tipos de embalagem na logística

Conheça os tipos de embalagens usadas no setor de logística e a importância de cada uma delas para que o produto chegue em perfeitas condições ao destino.

Primárias

São as embalagens que entram em contato direto com o produto, ou seja, o plástico que envolve o brinquedo ou o saquinho que protege o arroz, por exemplo. No geral, é nela que são colocadas as informações sobre o item vendido como a validade, ingredientes, entre outros.

Secundárias

São as embalagens que protegem e armazenam vários produtos que estão na embalagem primária. Por exemplo, quando 10 sacos de feijão são unidos para transporte, eles recebem uma nova embalagem plástica. A essa nova embalagem dá-se o nome de embalagem secundária.

Terciárias

Agrupam as embalagens secundárias e já podem ser as usadas para transportar a carga. Um bom exemplo desse tipo de embalagem é pensar em uma caixa grande, que está armazenando várias caixinhas de chá.

Quaternárias

Visam reunir um volume alto de produtos para facilitar a carga e descarga na hora do transporte. Os paletes costumam ser muito usados nesses casos.

Quinto nível

Indicadas para quando os produtos passarão por um longo período sendo transportados, como quando são levados de um país para o outro, por exemplo. É o caso de contêineres.

Materiais mais utilizados na logística

  • Papelão: muito usado para cargas secas;
  • Isopor: usado como embalagem de eletrodoméstico, eletrônicos, alimentos, eletroportáteis, TV, entre outros;
  • Plástico: muito usado como embalagem primária e alimentos;
  • Madeira: usado no transporte de hortifruti, cargas pesadas, entre outros;
  • Ligas metálicas: como é o caso das latinhas de alumínio.

Para escolher a correta, a primeira coisa é pensar na adequação do material ao produto. Além disso, é preciso se certificar que a embalagem não fique justa demais, para que não rasque no transporte. Ao mesmo tempo, não deve ficar larga demais, para que o produto não fique solto dentro dela.

Também é preciso levar em consideração o custo, para que o valor não faça com que o preço final se torne impraticável. Além disso, a empresa deve levar em consideração o impacto ambiental causado. Por isso, o mais recomendado é optar por materiais reaproveitáveis, recicláveis ou retornáveis.

Na Piracema temos uma grande variedade de produtos para fechamento de embalagens. Entre em contato!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *