Historia da fita adesiva


Fita Adesiva Marrom

Para entendermos de fato como se originalizou a fita adesiva, vamos precisar voltar um pouco no tempo, para ser uma pouco mais exato, vamos voltar no século XIX, quando o químico alemão, Eduard Simon, descobriu uma substância conhecida como “cola natural” em uma árvore de borracha na Amazônia. Ele percebeu que essa substância poderia ser usada como adesivo e a levou para a Alemanha, onde começou a experimentar com sua produção em larga escala.

Em 1845, o químico francês, Francisque Duponchel, desenvolveu uma técnica para produzir cola a partir de amido de milho e a patenteou como “cola de amido”. Essa técnica foi amplamente utilizada na produção de papel e cartão, bem como para a produção de adesivos para uso doméstico.

A Fita adesiva como conhecemos hoje

No entanto, a fita adesiva como a conhecemos hoje, não surgiu até meados do século XX. Em 1930, o químico americano, Richard Drew, trabalhava para a 3M Company e desenvolveu a primeira fita adesiva “Scotch Tape”. 

A fita era feita de uma camada fina de cola em um rolo de papel e foi originalmente usada para selar sacos de farinha. A fita se mostrou tão popular que a 3M começou a produzi-la em massa e a vendê-la para outras indústrias.

Ao longo dos anos, a fita adesiva evoluiu para incluir diferentes tipos de adesivos e suportes, como fita adesiva transparente, fita adesiva colorida e fita adesiva de dupla face. Também começou a ser utilizada em uma variedade de aplicações, desde embalagem e acondicionamento até reparos em casa e na indústria.

Na década de 1950, a 3M lançou a fita adesiva “Magik Tape”, que era feita de um material plástico chamado poliéster. Essa fita adesiva era resistente ao calor e à umidade e se mostrou ideal para aplicações industriais. A 3M também começou a desenvolver fitas adesivas especiais para uso em ambientes de baixas temperaturas e alta pressão.

A fita adesiva também começou a ser usada em aplicações médicas, como a fixação de curativos e a colagem de pele artificial.

Gostou da nossa história? Conheça também o esticador de fita adesiva

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *